Como funciona

Suponha que você quer acender uma lanterna por um corredor longo e reto. Basta apontar o feixe direto pelo corredor - a luz viaja em linha reta, por isso não é um problema. E se o corredor tem uma curvatura nele? Você poderia colocar um espelho na curva para refletir o feixe de luz em torno do canto. E se o corredor é muito sinuoso, com curvas múltiplas? Você pode revestir as paredes com espelhos eo ângulo do feixe de modo que ele salta de um lado a lado ao longo do corredor. Este é exatamente o que acontece em uma fibra óptica.

A luz de um cabo de fibra óptica viaja através do núcleo (corredor) constantemente saltando do revestimento (espelho revestido de paredes), um princípio chamado de reflexão interna total. Como a interface não absorve nenhuma luz do núcleo, a onda luminosa pode viajar grandes distâncias.

No entanto, alguns sinais luminosos se degradam dentro da fibra, principalmente devido a impurezas no vidro. A medida em que a degradação do sinal depende da pureza do vidro e do comprimento de onda da luz transmitida (por exemplo, 850 nm = 60 a 75 por cento / km; 1.300 nm = 50 a 60 por cento / km; 1550 nm for superior a 50 por cento / km). Algumas fibras ópticas de qualidade excepcional apresentam uma degradação de sinal muito menor - menos de 10 por cento / km em 1.550 nm.